21 Dias de Detox com Journaling





No começo do ano eu me deparei com um desafio. Participei de um curso de autoconhecimento e uma das propostas era deixar o celular desligado durante as dinâmicas. Oito horas de celular desligado.

Isso não seria um problema se tivesse me preparado. Precisei fazer anotações e levar informações que estavam apenas no celular. Sabe aquele grupo de ‘você mesma’ no WhatsApp onde despeja todas as coisas que precisa lembrar durante o dia? Tudo o que eu precisava estava lá: desligado e dentro de um armário.

Quando parei de usar meu caderninho de anotações?

Você sabe andar pela sua cidade sem o GPS? Consegue criar pontos de referência para navegar ‘off-line’ caso esteja sem bateria? Consegue lembrar da lista do mercado sem precisar desbloquear o telefone?

Não é de hoje que não lembramos mais números de telefone. Você saberia ligar para sua mãe se não estivesse salvo no ts contatos?
O fato é que estamos com tantas facilidades que estamos ‘preguiçosos’. Escapamos para o Facebook, Instagram, shorts no Youtube e Tiktok na primeira oportunidade. Aliás, você tem assistindo aos reels até o final? Os vídeos sequer tem 15 segundos e muitas pessoas não tem paciência de terminá-los.

Estamos mais dispersos, com problemas de concentração, falta habilidades para focar nas tarefas e conseguir concluí-las. Isso se reflete em apitos do chefe, em acidentes de trânsito e falta de paciência com pessoas.

Você está dando atenção-plena aos seus filhos? Consegue brincar com eles por dez minutos por dia?

Eu não estava conseguindo e isso me desesperou. Quero ser a melhor pessoa possível, a melhor mãe e a melhor amiga de quem me procura. Não consigo fazer isso se estou dispersa e controlando o impulso de rolar vídeos de gatinhos.

Descobri que posso usar meus recursos de escritora.

Desde pequena, encontro foco em colocar meus pensamentos no papel. No meu diário eu organizo o raciocínio e mesmo que venha esquecê-los a médio-prazo, consigo retomar o sentimento e o objetivo que tinha simplesmente voltando algumas páginas.

O Journaling é uma ferramenta terapêutica que ajuda a devolver o foco no dia-a-dia. O tocar da caneta na folha de papel te traz para o momento presente. O movimento de escrever é mais lento que o digitar e exercita a paciência. A organização dos pensamentos para que eles levem a uma construção de frase que faça sentido ajuda no foco.

Inspirada na terapeuta de mindfulness italiana Lucia Giovanini, desenvolvi um Detox Digital de 21 dias com o Journaling com um passo-a-passo de reflexão, de autoconhecimento, de atenção-plena para sairmos do automático.

Se fizer sentido para você, o Detox está disponível no Sympla como Vivência individual, ou seja, você entra e começa quando o seu coração sentir que precisa passar por essa experiência. O valor de troca é simbólico para que seja acessível.

Espero que essa troca te ajude a sair do automático, a tirar a cabeça das nuvens e voltar para aquilo que realmente importa. A vida é analógica, vamos sair um pouquinho do digital.

Uma linda semana!

https://www.sympla.com.br/play/21-dias-de-detox-digital-com-journaling/1878071

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Primeiro Castelo

Monster (2023)

A Adaptação do Clássico Yu Yu Hakusho para a série da Netflix