Compulsão





Sou uma pessoa que tem crises pontuais de ansiedade. Não sou ansiosa o tempo todo, mas tem horas que perco o freio e tenho vontade de comer uma barra de chocolate inteira. Seja por culpa da TPM, de um trabalho estressante ou de um sentimento de vazio existencial. Quem nunca?


Estava indo para a academia pontualmente até meu joelho apitar. Batendo na porta dos quarenta anos descobri que tenho desvios na patela que estão desgastando a cartilagem. Sentar dói, andar dói. A solução seria ir para a academia para aos poucos corrigir o problema. Ironicamente, esse é o mês que mais tive trabalho. Sentada. O que fez meu joelhos doerem ainda mais e me estimularem ao repouso.


Trabalhando sentada tenho crises de ansiedade. Seja para terminar logo, seja para ver o trabalho fluir, seja para me distrair do som estridente das quatro pessoas que moram em minha casa mais três cães fazendo barulhos enquanto tento guiar um webinário.


Preciso de paz e silêncio para controlar a ansiedade.


Até que tive uma ideia genial para controlar minha ansiedade com comida. Algumas vezes tive compulsões bem loucas, comi chocolate até não querer olhar para a cara dele por um mês, devorei um bolo inteiro e comi pizza até enjoar.


Sim, às vezes eu só quero 'curtir' a compulsão e não controlá-la. Como um leão preso, a compulsão só vai parar de rugir quando estiver livre para ser quem ela é: um animal selvagem.


Existiria um jeito de curtir 'mais saudável'? Sabe aqueles 'tira-gostos' que comemos durante a crise, como pipoca, ovinhos de amendoim, Doritos e pururuca? São coisinhas que aparentam ser leves e que estimulam o comer em quantidade, surfando a onda da compulsão.


Poderia haver desses alimentos com poucas calorias e com sabores gostosos, não é?


Os nutricionistas falam para comermos alimentos que combatem a crise, como banana, aveia e castanhas. Mas nunca encontramos algo saudável que possamos comer para curtir a crise até que ela passe.


Minha dica de ouro para as nutricionistas de plantão é: um cardápio industrializado (afinal, quem tem tempo de fazer quadradinhos de batata-doce na Air Fryer na hora em que estiver querendo morder as paredes?), gostoso, com poucas calorias, pouco sódio e que dê para comer de mão cheia sem peso na consciência (e na silhueta).


Quinze minutos de crise que podem ser controlados de maneira tão simples que não arruínam uma semana de dieta.


O pote de ouro está aí. Só não vê quem não quer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Primeiro Castelo

Monster (2023)

A Adaptação do Clássico Yu Yu Hakusho para a série da Netflix