Lições Aprendidas







Hoje, sinto a necessidade de reiniciar minha vida.


Pouco antes da pandemia, enquanto me aventurava no mundo da arquitetura e urbanismo, ouvi de pessoas próximas e queridas que eu tinha muito talento para o meu trabalho. Diziam que eu poderia "vencer na vida" sendo arquiteta, afinal, era honesta e sempre faria tudo certinho.

No entanto, meu ramo de trabalho envolvia a aprovação de projetos na prefeitura e eu sempre me deparava com funcionários públicos corruptos que pediam dinheiro para "acelerar" a aprovação dos projetos. Sempre neguei e meus processos demoravam ANOS para ter algum andamento.

Sempre me senti injustiçada por não ceder ao esquema de corrupção. Meus clientes ficavam insatisfeitos com a demora e eu me sentia a pior profissional do mundo. Sentia-me sobrecarregada com a quantidade de trabalhos paralisados e não pegava novos projetos até que os anteriores fossem liberados.

Até que surgiu uma garota que me propôs uma sociedade. Eu faria as plantas e ela ficaria responsável por ir até a prefeitura e cobrar posicionamentos. Ela vendeu a ideia de que éramos extremamente eficazes em aprovar projetos. Ela era uma vendedora incrível.

Na minha inocência de que ficaria apenas sentada no AutoCAD projetando, aceitei a sociedade. Era uma saída e ela era muito mais extrovertida do que eu. Talvez conseguisse conversar com os técnicos e acelerar os processos sem ter que pagar nada, não é?

O problema é que ela fechou vários contratos, recebeu o pagamento e... sumiu. Mandou mensagem dizendo que esse tipo de trabalho não era para ela, não me repassou os valores que recebeu dos clientes e me deixou com vários projetos que atendi de graça por anos.

Não tenho facilidade em confiar nas pessoas e, na época, lidei muito mal com esse "golpe" de sociedade. Odeio não ver o lado bom das pessoas, mas parece que gente realmente egoísta não só existe, como consegue farejar minha falta de malícia.

Senti-me péssima, pois queria provar para mim mesma que posso confiar nas pessoas e, no fim... parece que apenas jogaram na minha cara que não, não posso.

Alguns anos mais tarde, consegui olhar para isso e entender que não consigo enxergar o lado ruim de alguém porque não tenho essa malícia em mim. Talvez nunca a tenha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Primeiro Castelo

Monster (2023)

A Adaptação do Clássico Yu Yu Hakusho para a série da Netflix